O objetivo do IDIVERSA B3 é ser o indicador de desempenho médio das ações dos ativos de empresas listadas que atendem os critérios de inclusão determinados pela B3:
- Ter representatividade por gênero e raça maior ou igual a média do segmento econômico ao qual pertence a empresa (Score da Diversidade);
- Ter pelo menos um representante dos grupos subrepresentados no CA (Conselho de Administração), como membro efetivo e
- Ter pelo menos um representante dos grupos subrepresentados na Diretoria Estatutária.
O IDIVERSA B3 é mais uma medida para estimular a diversidade e inclusão nas empresas listadas e em todas as cadeias de produção de distintos segmentos econômicos. A primeira carteira do IDIVERSA B3 inclui 79 ativos de 75 empresas, abrangendo 10 setores econômicos.
Dentre outras medidas estão as novas regras do Anexo ASG sobre a presença de, pelo menos, uma mulher e uma pessoa dos grupos subrepresentados nos conselhos de administração ou diretorias estatutárias das empresas listadas até 2026.
O IDIVERSA B3 é o décimo indicador da família ESG oferecida pela bolsa, e sua missão é promover o reconhecimento de empresas que se destacam na diversidade, impulsionar a representatividade de grupos minoritários e auxiliar investidores na escolha de empresas rentáveis e mais inclusivas em termos de sua força de trabalho.
Esse é um movimento importante do mercado na direção de negócios responsáveis, pois fomentam mudanças no perfil das equipes e dos tomadores de decisão nas grandes empresas. Também promovem impactos em cadeia, para além daquelas que fazem parte da Bolsa de Valores, disseminando o compromisso das empresas com a equidade racial e de gênero.